Entenda por que protestamos

Pais, funcionários, crianças e bebês da Creche Central Pré-Escola da Universidade de São Paulo promoveram nesta quarta-feira, dia 11, o Bloco Carnavalesco “Ó, abre vagas que eu quero entrar”. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade sobre a suspensão de quase 200 novas vagas nas cinco creches da USP em 2015.

A decisão unilateral da SAS, anunciada às gestões das creches somente em meados de janeiro, desconsidera que as creches têm condições de atender os novos alunos, em especial a Creche Central, segundo informa sua própria gestão.

Referência em atendimento a crianças em idade pré-escolar em todo o Brasil, a Creche Central, localizada no campus Butantã, disponibilizou 56 vagas para o ano letivo de 2015. Sete crianças tiveram suas entradas garantidas por serem irmãos de outros alunos. As demais 49 vagas estão OCIOSAS.

A suspensão causa incerteza e angústia principalmente nas famílias mais vulneráveis, como funcionários e alunos, mas também nos próprios funcionários das creches, que temem que esse seja o início do desmonte desse importante projeto pedagógico de mais de três décadas.

As creches da USP têm sido uma espécie de laboratório não apenas para a Faculdade de Educação, mas para diversos outros cursos como os de Fonaudiologia, Nutrição etc, além de ser um modelo para pré-escolas do Brasil e do Exterior. O fechamento delas causaria impactos incomensuráveis especialmente para o andamento de pesquisas produzidas pela própria universidade.

Ao mesmo tempo em que isso ocorre, os professores das creches lutam para serem reconhecidos como professores de ensino básico. Apesar de tal reconhecimento ter sido sancionado pelo governador do Estado e publicado em Diário Oficial em junho de 2013, a Universidade de São Paulo ainda os mantém como técnicos de apoio educativo. Isso impacta tanto em salários como na autoestima dos funcionários.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Entenda por que protestamos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s