Aluna é expulsa da sala de aula por estar com o filho

Shirley Anizio, aluna de graduação da Faculdade de Educação da USP, foi expulsa da sala de aula por estar com seu filho Theo.

Shirley é uma das mães que participaram da seleção da SAS para obter uma vaga em uma das duas creches/pré-escolas no campus Butantã da Universidade de São Paulo. no ano letivo de 2015. A SAS anunciou oficialmente o fechamento definitivo das 141 vagas na última sexta-feira, dia 6.

Veja abaixo o depoimento da aluna:

“Acabei de ser expulsa (convidada a me retirar) de uma aula de Educação Infantil I por estar com meu filho na aula.

Afinal de contas, ‘estou penalizando meu filho e infringindo o direito dele, pois ele não deveria estar ali (além de atrapalhar a aula)’. Palavras da professora. Tudo isso dito no momento em que pisei na sala.

Também foram palavras da professora que eu podia sair da sala e não receberia falta, até conseguir alguém para ficar com ele. Afinal, ela estaria me ajudando muito ao me forçar a isso.

Como se levar meu filho pra aula fosse uma escolha minha.

E mais uma vez, sou colocada nesse lugar.

Se a mãe trabalha e deixa o filho na creche, está penalizando a criança.

Se a mãe resolve dar uma volta com seu filho à noite, está penalizando a criança.

Se a mãe leva seu filho para qualquer show, evento, local com adultos, está penalizando a criança.

Ignoram-se as particularidades de cada caso.

Ela não me perguntou minha rotina e a rotina do Theo antes de tomar essa atitude.

Ela não sabe nada de nossas vidas.

Apenas me colocou no mesmo lugar que a sociedade insiste em me colocar. A minha professora de Educação Infantil, pessoa-chave e referência nesse assunto, acabou de fazer o mesmo julgamento que a sociedade machista faz de nós, mães.

E pior: somos cobradas, mas o que essa mesma sociedade faz para nos ajudar, para ajudar as crianças? Bom, a USP fecha vagas na creche rs.

Não há, por parte da faculdade, nenhuma iniciativa noturna para que as crianças fiquem enquanto as mães assistem aulas.

Qual a nossa escolha?

Tô arrasada. Decepcionada. Ah…”

Deixe um comentário

