Creches geram mais de 60 teses e dissertações em 6 anos

Levantamento preliminar revelou que 64 trabalhos acadêmicos tiveram como objeto ou campo as Creches/Pré-Escolas Central e Oeste, no campus Butantã da USP, no período de 2009 a 2014. O número se refere apenas a teses de doutorado, dissertações de metrado e trabalhos de iniciação científica específicos sobre as duas creches e que tiveram autorização registrada. Apuração mais detalhada deve apontar ainda outros trabalhos que tiveram as creches ou suas iniciativas como tema.

A produção de conhecimento por meio da educação infantil da USP foi reportada na assembleia da Adusp desta quinta-feira, dia 12,  e impressionou os docentes. Professores de diferentes unidades ressaltaram em suas falas o fato de que a pré-escola da USP não representa apenas assistência social e apoio à permanência do estudante na universidade; elas são campo fundamental para a pesquisa.

Além de se empenhar em construir educação infantil que serve de modelo para outras redes e para outras iniciativas públicas, o próprio pessoal das creches produz conhecimento relevante. Nada menos do que 105 trabalhos foram apresentados em congressos, seminários, oficinas e aulas externas às creches, fruto da pesquisa e reflexão de diretores, coordenadores, psicólogos e professores das instituições.

A replicação dos modelos desenvolvidas nas creches é favorecida pelo elevado número de visitantes oficializados registrados. Houve nada menos que 2.231 vistas monitoradas entre 2009 e 2014 nas duas unidades do campus Butantã – educadores e estudantes de redes municipais, curso de graduação e pós, além de visitantes internacionais.

Anúncios

Um comentário sobre “Creches geram mais de 60 teses e dissertações em 6 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s