Desmonte de creches da USP em SP elevaria falta de vagas na região em 10%

Se a Reitoria da USP levar adiante o processo de desmonte das Creches/Pré-Escolas da USP, iniciado neste começo de ano com o fechamento de 141 vagas, vai contribuir para agravar o déficit de vagas na região sudoeste de São Paulo. Hoje há nada menos do que 4.500 crianças esperando uma vaga de educação infantil na Diretoria Regional de Educação do Butantã, responsável pela área que engloba a região em que se encontra o campus Butantã e o Quadrilátero da Saúde Pública.

A Reitoria pode aumentar esse déficit em cerca de 10% — entre vagas ocupadas e vagas cortadas, as três creches da capital teriam hoje perto de 350 crianças. A informação sobre a demanda foi fornecida pelo diretor regional André Luiz Bafume, em reunião na tarde desta quarta-feira , dia 8 de abril, com integrantes da Comissão de Mobilização das Creches da USP.

O chefe da Diretoria Regional da Prefeitura de São Paulo esclareceu que, se as creches da USP forem fechadas, pais interessados em uma vaga na rede pública terão de entrar no final da fila do sistema de cadastro único. A Prefeitura trabalha para zerar o déficit, mas desde o início da gestão de Fernando Haddad, eleito em 2012, conseguiu atender 45 mil das 150 mil crianças sem creche na cidade.

O pró-reitor da universidade Antonio Carlos Hernandes (Graduação) está negociando com a Prefeitura a cessão em sistema de comodato de um terreno de 10 mil metros quadrados ao lado da Comunidade São Remo para receber um Centro de Educação Infantil (para crianças de 0 a 3 anos) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (4 e 5 anos). A USP questionou se poderia reservar parte das vagas dessas escolas para seu público, mas foi informada que a Prefeitura não faz esse tipo de acerto, inclusive por impedimentos legais.

Segundo Bafume, não existe a possibilidade de transferência das Creches da USP para o município, por diversos fatores administrativos e também pelo fato da autonomia universitária. Não seria possível, por exemplo, a USP transferir um “pacote” de funcionários e alunos para a prefeitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s