Docente da Linguística atesta a importância das creches para pesquisa na USP

A Professora Doutora Elaine Grolla, responsável pelo Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem do Departamento de Linguística da FFLCH-USP, é uma das docentes da universidade que constantemente conduz pesquisas nas Creches-Pré-Escolas da USP.

Leia abaixo seu depoimento, em que defende-as como sendo “um local de formação e um espaço de pesquisa e produção de conhecimento muito importante”.

“O objetivo central de minha pesquisa é investigar como crianças em idade pré-escolar progridem na tarefa extremamente complexa que é adquirir uma língua. Para realizar a pesquisa, é imprescindível entrevistar crianças para observar como elas se comportam em diferentes tarefas linguísticas.

“Desde meu ingresso na USP em 2007, conduzo minhas pesquisas entrevistando crianças alunas das creches central e oeste da universidade. Toda a minha produção acadêmica se deu em função dessas entrevistas realizadas nas creches da USP. Por conta disso, vejo as creches como nossos ‘laboratórios’, onde dados são coletados para posterior análise. Meus orientandos também conduzem suas entrevistas na creche, cujos coordenadores e psicólogos estão sempre dispostos a ajudar, sendo receptivos e hospitaleiros. Tal receptividade não é facilmente encontrada em outros estabelecimentos de ensino da região.

Por conta desses fatos, afirmo que as atividades de nosso Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem dependem crucialmente das creches da USP. Elas são um local de formação e um espaço de pesquisa e produção de conhecimento muito importante. O seu fechamento afetaria diretamente pesquisadores como eu, que usufruem de sua estrutura para condução de pesquisas.“

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s