Ministro da Educação destaca importância do ensino infantil

O novo Ministro da Educação (MEC), Renato Janine Ribeiro, que também é professor titular do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, destacou em entrevista à rádio CBN que seu desafio é universalizar e dar qualidade ao ensino infantil, algo que as Creches/Pré-Escolas da USP têm muito a contribuir. A entrevista foi concedida ontem, quarta-feira, dia 15 de abril.

A partir do minuto 6:40, quando o entrevistador pergunta ao ministro o que ele pretende deixar como marca principal para o MEC nessa gestão, ele responde:

“Há anos que toda pessoa que assume essa cadeira afirma que o essencial são as crianças. Acho que nós temos que deixar claro isso. Nós temos que fazer de forma que desde a creche, desde a pré-escola as pessoas tenham uma educação de qualidade. São dois pontos muito importantes e ao mesmo tempo difíceis: universalizar e dar boa qualidade. Não basta ter alguém para olhar uma criança; é preciso que seja feito um trabalho educacional com as crianças, que desde cedo elas tenham acesso a conhecimento, a lazer, orientado à qualidade. E que isso tudo seja extremamente lúdico, extremamente prazeroso, porque ninguém quer enquadrar a criança numa camisa de força. Ao contrário, a educação para as crianças é para ser praticamente o modelo para o que a gente quer de uma educação que as pessoas aprendam a gostar de aprender, que as pessoas aprendam a gostar de ampliar seus horizontes.”

“Segundo, você precisa de recursos, mas primeiro você precisa saber muito bem para onde você vai destinar esses recursos, e para quais projetos. Não é apenas a construção da creche; é também que tipo de formação vai se ter e isso tem que ser muito importante e inclusive tem que se respeitar muito as especificidades regionais.”

Ouça a íntegra da entrevista no link abaixo:

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2015/04/15/CONTROLE-SOBRE-AS-FUNDACOES-DEVE-SER-PERMANENTE.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s