Comissão de Mobilização organiza Dossiê Em Defesa das Creches/Pré-Escolas da USP

A Comissão de Mobilização de Pais e Funcionários das Creches da USP conseguiu organizar um dossiê com várias informações que mostram a importância dessa instituição dentro da USP. O link para o documento encontra-se abaixo. O dossiê foi separado em seis capítulos.

O primeiro capítulo mostra informações sobre as Creches do período de 2009 a 2014 como número de teses, dissertações e iniciação científicas realizadas nas diferentes unidades totalizando 99, número de trabalhos publicados pelas equipes que trabalham nas Creches, 182 e também o número de estágios realizados, 681 alunos das mais diferentes áreas do conhecimento ligadas a Educação Infantil passaram pelas Creches da USP para completar a sua formação. Um número bastante impressionante é o quantas pessoas foram visitar as Creches nesses últimos 5 anos: 6632. Essas visitas incluem pessoas de todo o Brasil e também de fora do país, mostrando o grande trabalho de extensão dessa instituição. Nesse capítulo também está apresentado um quadro com a situação atual das vagas nas diferentes unidades.

No segundo capítulo temos um resumo documentado das ações da Comissão de Mobilização  e das Associações de Pais e Funcionários desde que as Creches começaram a passar por essa situação complicada em fevereiro de 2015, na tentativa de reverter o quadro da não entrada das crianças.

No terceiro capítulo temos os documentos que mostram o apoio interno e externo a USP para que as Creches se mantenham funcionando e que as matriculas de 2015 possam ser feitas. Unidades da USP como a Faculdade de Educação, Escola de Comunicação e Artes, Instituto de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Associação de Docentes, Sindicato dos Funcionários, entre outros já fizeram documentos de apoio as Creches. Externamente, já conseguimos apoio do Dep. Carlos Giannazi, do 34o. Congresso Andes, Diretoria Regional de Educação do Butantã.

O quarto e quinto capítulos mostram ações judicias. No primeiro, são ações na tentativa de garantir a entrada das crianças em 2015. No segundo, é documentada a luta judicial para que os professores das Creche/Pré-Escolas sejam reconhecidos pela Reitoria da USP como professores de acordo com a Lei Estadual 1202/2013.

O sexto e ultimo capítulo faz uma coletânea as informações que foram vinculadas no meios de comunicação sobre as Creches. Muitas reportagens mostram a excelência do trabalho realizado e outras denunciam a situação que estas estão passando agora. Assim como a situação das pessoas que precisam da vaga mas não foram atendidas. O Dossiê será sempre atualizado com novos documentos que sejam relevantes para defender a manutenção das Creches/Pré-Escolas da USP. Caso tenha algum documento que ache relevante, enviar para procrechesusp@gmail.com .

Dossiê Em Defesa das Creches da USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s