USP não convence e MP vai aprofundar investigação sobre creches

O Ministério Público de São Paulo vai aprofundar a investigação sobre o fechamento de vagas nas creches/pré-escolas da USP, depois de receber explicações da universidade que não convenceram. A gestão da universidade será chamada para reunião na sede do Geduc (Grupo de Atuação Especial em Educação) e deverá prestar novos esclarecimentos sobre o caso.

O promotor João Paulo Faustinoni e Silva, do Geduc, informou nesta quinta-feira (13/8) que recebeu ofício com explicações da universidade, mas que as considerou parciais. Mais uma vez a gestão da USP alegou que sofre restrição orçamentária, que promoveu plano de demissão voluntária que desfalcou o quadro de funcionários e que não teria condições de repor as crianças que deixaram as creches em 2014 para “manter a qualidade”.

Faustinoni recebeu integrantes da Comissão de Mobilização das creches, composta por pais e mães de alunos das creches, funcionários e um pai da demanda que foram levar novas informações à Peça de Informação instaurada pelo Geduc.

A universidade omitiu que foi apresentado plano de contingência pela direção de cada uma das creches, pelo qual seria possível atender 89 crianças desde o início de 2015, mesmo sem novos funcionários e sem prejuízo dos padrões de atendimento. Esse é um dos pontos que o promotor quer esclarecer.

A intenção do promotor também é chamar um representante da Reitoria para reunião com a participação de representantes da mobilização em defesa das creches, conforme adiantou nesta quarta-feira, no encontro com a Comissão de Mobilização das Creches. A ideia é também incluir na discussão o processo seletivo de crianças para ingresso nas creches em 2016.

A Reitoria da USP, por intermédio da SAS (Superintendência de Assistência Social), fechou 141 vagas das creches no início deste ano. Isso representa cerca de um quarto das vagas existentes nas cinco unidades. Neste começo de segundo semestre, a Reitoria deixou de abrir seleção para reposição das crianças que vão deixar as creches, sinalizando para novo fechamento de vagas para 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s