Livro de integrantes das Creches USP será lançado dia 23

lançamento de livro-2

No dia 23 de outubro, no auditório István Jancsó do complexo Brasiliana USP ocorrerá, às 18 horas, o lançamento do livro digital Brincadeiras de muitos tempos e lugares: em busca das memórias dos profissionais da educação da Creche Central e da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo.

O livro é um dos produtos do projeto “Brincadeiras de Muitos Tempos e Lugares”, financiado pelo edital Memória das Sociabilidades da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Esse projeto foi desenvolvido por integrantes da Creche Pré-escola Central SAS/USP, da Escola de Aplicação da FEUSP e do Centro de Memórias da Educação – FEUSP ao longo dos anos de 2013 e 2014.

A equipe do projeto procurou, por meio do livro, descrever os passos dados ao longo desse período, em que se realizou um importante trabalho de investigação e registro, de formação político-profissional e de educação dentro da Universidade de São Paulo. A ideia era buscar pelas “brincadeiras de muitos tempos e lugares”, as memórias da infância e as trajetórias de vida dos profissionais da educação das duas instituições em que o projeto foi realizado. Contribui, assim, para a construção de um panorama das experiências e saberes desses trabalhadores.

Vale dizer que essas experiências e esses saberes têm um importante papel na educação básica, mas são frequentemente desprestigiados e deslegitimados. O esforço e trabalho desse projeto vão à contramão do que se elege como conhecimento dentro da escola e busca mudar esse cenário, valorizando estes saberes como conteúdos importantes a serem ensinados às crianças. O livro e o acervo de trajetórias de vida e brincadeiras recolhidos no decorrer do projeto estão disponíveis no site do projeto: http://www.usp.br/memorias

Esperamos a presença de todos para conhecer nosso trabalho e nossas brincadeiras!

Programação:
• Oficinas de brincadeiras;
• Exposição de fotos e vídeo sobre a construção do projeto;
• Apresentação musical: repertório recolhido entre os trabalhadores;
• Mesa cerimonial de abertura do evento;
• Mesa com professores convidados: Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP), Profª Drª Patrícia Dias Prado (FEUSP), Prof. Dr Alberto Tsuyoshi Ikeda (Instituto de artes da UNESP – Campus São Paulo)

Mais informações: ccentral@usp.br/ eausp@fe.usp.br / crismara@usp.br/ janeguinha@gmail.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s