Reitor deixa CO sem respostas sobre creches

O reitor Marco Antonio Zago deixou o Conselho Universitário (CO) mais uma vez sem respostas sobre as Creches/Pré-escolas da USP, que a Reitoria tenta fechar sem a necessária aprovação do órgão decisório máximo da universidade.

Na reunião do dia 13 de outubro, o reitor foi questionado sobre o assunto e deu uma resposta evasiva sobre o caso. Pelo Estatuto da USP, o CO tem de discutir e deliberar sobre a pretensão de fechar qualquer órgão da universidade.

O conselheiro Bruno Sperb Rocha, funcionário e aluno da FFLCH, diretor do Sintusp e representante dos funcionários no CO, questionou enfaticamente a Reitoria sobre a redução de verbas para a permanência estudantil neste ano. Também demonstrou que a divisão que Zago faz entre atividades-fins e atividades-meio é inconsistente, exemplificando com os caos do Hospital Universitário e das Creches/Pré-escolas.

Numa combinação de desrespeito ao CO, desinformação à comunidade e desprezo pela inteligência alheia, o magnífico limitou-se a uma evasiva protocolar, registrada na ata do encontro do CO: “Cabe uma explicação com relação às creches da Universidade de São Paulo: a USP paga auxílio creche para todos os servidores que têm filhos e que precisem dessa assistência, segundo exige a legislação e nós cumprimos fielmente.”

A afirmação ajuda a entender como aqueles que querem fechar as Creches/Pré-escolas precisam se socorrer da desonestidade intelectual e de ilegalidades para levar sua missão a cabo. No debate franco e democrático, com respeito ao ordenamento jurídico, seriam desmascarados.

O que se desenha é: o Reitor pretende esvaziar as Creches/Pré-Escolas da USP até apresentar a questão ao CO como fato consumado. Será que os membros do CO se deixarão ser enganados?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s