Creches funcionarão com metade de sua capacidade em 2016

Levantamento informal realizado por membros da Comissão de Mobilização de Mães, Pais e Funcionários das Creches da USP, indica que as cinco creches geridas pela SAS terão 140 vagas ociosas em 2016.

As creches poderiam receber 463 crianças em 2016, mas atenderão somente 323, uma redução brutal em suas capacidades de atendimento. Em 2007, havia 722 crianças matriculadas nas cinco creches. Em 2016, o atendimento vai cair para 55% da capacidade de nove anos atrás.

A creche Central, maior das cinco, por exemplo, poderia atender 160 crianças em 2016. Mas receberá somente 105, ou seja, vai preencher apenas 65% das vagas disponíveis hoje, uma redução sem sentido em sua capacidade de atendimento. A Central já chegou a abrigar mais de 220 crianças.

O pior caso é do da Carochinha, no campus de Ribeirão Preto. Em 2016, o atendimento vai cair para 51% de sua capacidade de atendimento registrada em 2013, que era de 140 crianças. Em 2016, a Carochinha vai atender somente 71 crianças.

Com esta ação, a Reitoria da USP está desperdiçando materiais, funcionários e equipamentos, ou seja, dinheiro público. Além disso, a reitoria vem pagando auxílios-creche a alguns funcionários e docentes sem necessidade, pois conta com esse tipo de atendimento em seus próprios campi. Ao não preencher essas vagas, portanto, a atitude do reitor pode ser enquadrada em ato de improbidade administrativa.

A alegação da reitoria de que é um ato para cortar custos não se mostra procedente, na medida em que os gastos fixos com as creches permanecem. A creche também recebe auxílios do governo federal para a compra de equipamentos materiais didáticos e da prefeitura, para o setor de alimentos.

O desmantelamento desses estabelecimentos de Educação Infantil, que servem de modelo tanto no Brasil como no Exterior, vem prejudicando não apenas o ensino, mas a pesquisa e extensão realizados por seus funcionários e outros docentes e discentes da USP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s