Avaliadores externos criticam falta de creches na Faculdade de Direito da USP

Comissão de avaliação externa de caráter internacional concluiu que a Faculdade de Direito da USP apresenta um número de docentes do sexo feminino surpreendentemente baixo. Para os avaliadores, um dos motivos para que isso aconteça é exatamente a falta de creches.

A unidade, que se localiza no Largo São Francisco (centro de São Paulo), não possui estrutura para a educação infantil. Antes podia contar com a possibilidade de vagas no Quadrilátero da Saúde; com a atual política da Reitoria, de proibir pelo segundo ano seguido a entrada de crianças nas creches da USP, as docentes que ingressarem na FD ou tiverem filhos terão de procurar outras soluções.

A crítica da comissão externa não leva em conta o papel das creches na pesquisa e na produção de conhecimento que impacta as políticas públicas em todo o Brasil – as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil citam nominalmente as Creches/Pré-escolas e especialistas da USP como fontes de informação, por exemplo. No entanto, a crítica da comissão indica outros impactos das creches na vida acadêmica, impactos que estão muito além da exclusiva assistência social que o reitor Marco Antonio Zago enxerga no sistema.

A avaliação institucional da Faculdade de Direito faz parte de um sistema que engloba toda a universidade. Numa primeira etapa, é feita auto-avaliação interna e, na segunda, assessores externos visitam e analisam a unidade. Na São Francisco, a visita foi realizada em outubro e contou com o prof. Dr. Leonardo Greco (UFRJ), a profa. Dra. Nadia de Araujo (PUC-RJ) e o prof. Dr. Marcelo Alegre (Universidade de Buenos Aires).

A baixa participação de mulheres no corpo docente foi atribuída a “obstáculos concretos” pelos avaliadores. “Não há nenhuma política efetiva que facilite a conciliação das atividades do magistério com a vida familiar. Isso causa um impacto direto nas professoras, ante, por exemplo, da ausência de creches, maior flexibilidade na escolha do horário de trabalho etcetera”, afirma o relatório recém-divulgado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s