Professora da Creche Central defende tese de doutorado

As Creches/Pré-Escolas da USP são um profícuo espaço para pesquisas de campo. Hanna Araújo, professora da Creche Central, no campus Butantã, defendeu, em janeiro passado, a tese “Processo de criação e leitura do livro de imagem: interlocuções entre artistas e crianças”, no Instituto de Artes da Unicamp. Além da tese, a pesquisadora publicará duas histórias como livro de imagens.

Hanna realizou pesquisa de campo com crianças que frequentam a Creche Central e pode acompanhar cotidianamente a construção dos dados durante um semestre. Ela ainda foi agraciada com uma bolsa de doutorado-sanduíche da Capes, para frequentar a Université Paris-Ouest Nanterre la Défense.

Hanna apresentou às crianças livros que continham apenas imagens. Sua pesquisa mostrou que elas “são bastante habilidosas na leitura da imagem e que a despeito de seus repertórios mais restritos em relação aos adultos, elas dispõem-se de maneira mais intensa para a construção dos significados”.

Ainda, segundo Hanna Araújo, “nas leituras das narrativas visuais, elas levantavam possibilidades de sentidos, discutiam a pertinência, realizavam aproximações com o cotidiano. Nos momentos de leitura coletiva realizavam negociações de significado para cada imagem e com o conjunto para que coletivamente construíssem o sentido da obra”.

A professora e recém-doutora vem aplicando na Creche Central suas experiências e conhecimentos adquiridos no doutorado, assim como em suas visitas a creches francesas.

Mas Hanna, assim como as demais educadoras das creches da USP, é considerada técnica e não professora de Educação Infantil como define a lei complementar 1.202, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 2013. Ou seja, há quase três anos a maior Universidade da América Latina se recusa a obedecer a lei.

A tese ainda não se encontra disponível no site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br. O contato de Hanna é mailprahanna@gmail.com.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s