USP terá prejuízo de 1,2 milhão até o final de 2016 com vagas ociosas nas creches

Membros da Comissão de Mobilização das Creches e simpatizantes da Educação Infantil realizaram um estudo que comprova prejuízo financeiro com a proibição da entrada de novas crianças desde 2015 nas Creches/Pré-Escolas da USP para a própria Universidade.

“Com o impedimento da entrada de novos alunos para preencher as vagas ociosas, a universidade aumentará em R$ 1,2 milhão o gasto com auxílio-creche para servidores docentes e não-docentes somente entre 2015 e 2016. Outros setores da universidade, como o Serviço de Comunicação Social, por exemplo, despendem mais recursos e possuem menos funcionários dos que esses estabelecimentos de ensino, pesquisa e extensão de Educação Infantil”, afirma o documento.

As creches poderiam receber 463 crianças em 2016, mas com o fechamento das vagas estão atendendo somente 323. Em 2007, havia 722 crianças matriculadas nas cinco creches, ou seja, em m 2016, o atendimento caiu para 55% da capacidade de nove anos atrás.

Ainda de acordo com o estudo, o gasto com as Creches/Pré-Escolas com custeio será de somente R$ 1,5 milhão em 2016, ou seja, 0,03% do Orçamento da universidade.

Além de atender crianças de servidores, docentes e alunos, esses estabelecimentos de ensino são campo para pesquisa e estágio. De 2009 a 2014 foram realizados mais de 280 trabalhos de pesquisa nas Creches, que resultaram em TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Houve formação de 681 estagiários e foram recebidas 6.632 visitas monitoradas de educadores de instituições de ensino de todo o Brasil e do exterior.

Conheça o estudo no link abaixo:

Artigo Creches_Final

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s