VITÓRIA: CO manda reitor preencher vagas ociosas das creches

A maior vitória na luta contra o desmonte das Creches/Pré-escolas da Universidade de São Paulo foi obtida nesta terça-feira, 8 de novembro: o Conselho Universitário (CO) aprovou dispositivo que obriga a Reitoria a “preencher as vagas ociosas no limite da capacidade das creches”.

A maioria do colegiado entendeu que manter as vagas não-preenchidas traz uma despesa desnecessária à universidade, que tem pago auxílio-creche (R$ 633,87 mensais) a muitos funcionários docentes e não-docentes apesar de manter estabelecimentos de ensino infantil aptos a receber novas crianças. Foram 38 votos a favor dispositivo, 36 contra e 13 abstenções.

A vitória da permanência do Projeto de Educação Infantil da universidade veio na votação de um destaque às diretrizes gerais do Orçamento de 2017 da USP. Desde 2015 as cinco unidades de creches funcionam com sua capacidade reduzida, apesar de poder atender novas crianças.

Em breve divulgaremos a lista dos que votaram a favor do Projeto de Educação Infantil da USP e os que votaram contra ou se abstiveram.

 

Anúncios

3 comentários sobre “VITÓRIA: CO manda reitor preencher vagas ociosas das creches

  1. Mas ainda tem muita briga até a aprovação do orçamento no CO de dezembro, inclusive dentro da SAS (o próprio superintendente votou contra a abertura das vagas). O Reitor deixou claro que não vai deixar passar e quer definir o que são “vagas ociosas”. Além disso, com a aprovação da demissão da totalidade dos inscritos no PIDV, esse cálculo terá que ser rapidamente refeito, lembrando que nesta situação mais de 20 funcionários das creches sairão, inclusive a diretora da divisão.

    Curtir

    1. Temos consciência disso, Ana. Mas não deixa de ser uma vitória maiúscula, pois os membros do CO não sabiam nem da existência das creches e muitos deles haviam se colocado a favor do fechamento. Depois de um trabalho árduo de convencimento, em que realizamos visitas a diversos institutos e faculdades, conseguimos uma vitória. E devemos comemorá-la! Abs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s