Leia transcrição do CO: RD incluiu creches, Zago tenta manobra

Leia abaixo a transcrição do momento em que a representante discente Tuani Augusto, do Pós Ativa, Voz Ativa, incluiu o dispositivo sobre o preenchimento das vagas ociosas das creches no Orçamento de 2017.

O fato ocorreu na última terça-feira, dia 8 de novembro, durante a reunião mensal do Conselho Universitário (CO) da USP. O Reitor, contrariado e escorregando no português, demonstrou que vai tentar algum artifício para ignorar a decisão soberana do CO.

“Representante Discente Tuani: 166:50 – Ainda em tempo, eu vou informar as duas questões que eu proponho às Diretrizes Orçamentárias. Então eu proponho: item 4, nas diretrizes gerais, item A: preencher as vagas ociosas no limite da capacidade das creches, pois não gera nenhum custo adicional a esta Universidade e ainda diminui a necessidade de auxílio-creche. [continua outro assunto]

Reitor Zago: 182:57 – Vamos fazer o seguinte. Vamos votar como está – isto é, o texto básico. E em seguida colocamos os seus destaques. A senhora poderá ler e serão colocados em votação. Tá bem? Esse é o procedimento habitual.

Tuani: 189:57 – São duas aditivas, uma por vez. A primeira, em diretrizes gerais na página 14, a gente acrescenta então: preencher as vagas ociosas no limite da capacidade das creches.

Zago: Ok, essa é a proposta da Conselheira. O Reitor se manifesta contra mas submeterá à votação. Essa é uma questão de natureza administrativa e não recomendo a inclusão nas Diretrizes Orçamentárias […] Está em votação: emenda aditiva obrigando o preenchimento das vagas ociosas nas creches. Os favoráveis à emenda aditiva votarão Sim; os contrários, Não.

[Nesse momento, Gilga, representante dos funcionários, cobra o Reitor o anúncio do resultado]

Zago: 191:40: O resultado foi positivo. Depende agora de decidir [sic] o que são ‘vagas ociosas’, tendo em vista o quadro de pessoal.

Poveda (Secretário-Geral da USP): Mas a emenda aditiva foi aprovada…

Zago: Por isso que essa é uma questão administrativa. Quem vota coisa que não é realizável, sabe que tem problema. Mas o voto tá feito.”

Confira o vídeo no link abaixo:

Reunião do CO 8/11, parte II

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s