DENÚNCIA: SAS tenta tirar direito de alunos a creches em seu site

A Superintendência de Assistência Social (SAS) retirou do texto de seu site sobre a Divisão de Creches as palavras “alunos de pós-graduação”. Isso representa uma tentativa desesperada de deixar de oferecer vagas aos filhos dos alunos de pós, assim como fez em novembro do ano passado com os alunos da graduação, sem nenhuma consulta ou informação prévia à comunidade uspiana.

Em novembro de 2015, a SAS acrescentou ao texto de sua página que descreve os beneficiários das creches/pré-escolas da USP a expressão “pós-graduação” após a palavra “alunos”. A falta da preposição “de” antes da expressão “pós-graduação” já demonstrava a correria e o amadorismo envolvidos na iniciativa do órgão da Reitoria.

A gestão Marco Antônio Zago tem tentado extinguir o direito adquirido há mais de três décadas de todos os alunos selecionados terem seus filhos matriculados nas cinco creches administradas pela SAS, passando por cima de todas as instâncias de decisão da universidade.

A recente desonestidade da SAS foi mais uma vez mal feita: até a vírgula não foi retirada do texto. No momento, a redação é a seguinte: “A Divisão de Creches tem como objetivo atender gratuitamente as crianças filhas de funcionários, (sic) docentes da Universidade, contemplando as necessidades de desenvolvimento intelectual e o acesso ao saber, bem como o direito à socialização, às vivências infantis e aos cuidados assistenciais específicos e necessários”.

A gestão da maior universidade da América Latina vem agindo há dois anos de forma desonesta com a comunidade, em claros ataques à democracia, aos direitos adquiridos e às regras básicas do direito público na questão das creches.

Hoje, 21 de novembro, um grupo formado principalmente por alunos foi à sede da SAS. O grupo, acompanhado por membros da Apef-Central e da Comissão de Mobilização das Creches, pediu a reabertura da seleção socioeconômica que ocorreu até 2014. Desde então, apesar de nenhum comunicado por escrito, a SAS vem se negando a retomar a seleção, deixando dezenas de vagas ociosas e desperdiçando dinheiro público.

Veja o site da SAS: http://www.usp.br/coseas/COSEASHP/COSEAS2010_DC.html

Leia a reportagem de nosso blog realizada em 2015 sobre a retirada dos alunos de graduação do site:

https://crechecentraluspcom.wordpress.com/2015/11/13/sas-tira-sorrateiramente-o-direito-a-creches-de-alunos-da-graduacao/

Correção: informamos anteriormente neste post que a retirada das palavras “pós-graduação” foi feita recentemente, mas isso ocorreu há alguns meses.

Anúncios

Um comentário sobre “DENÚNCIA: SAS tenta tirar direito de alunos a creches em seu site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s