Comunidade discute defesa das creches com advogados

Diferentes setores da comunidade uspiana se reuniram nesta sexta (27/1) com advogados para discutir caminhos na defesa do Programa de Educação Infantil da USP. A ideia é engrossar a luta também na Justiça, sem que isso signifique deixar de lado a mobilização, que tem conseguido vitórias significativas. Uma das propostas é criar uma frente jurídica ampla, que alinhe os processos já iniciados e tome novas medidas judiciais contra as decisões legalmente questionáveis da Reitoria da USP.

Há outras iniciativas em curso, a exemplo de um mandado de segurança proposto contra o fechamento da Creche Oeste pelo advogado Cristiano Buoniconti Camargo e Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro. E ações individuais iniciadas anteriormente – por exemplo, as que contam com a assessoria do advogado da AmorCrusp, Augusto Pessin.

Na reunião de sexta, foram discutidas diferentes possibilidades de atuação. Não faltam argumentos contra as iniciativas da Reitoria para acabar com as creches. Da defesa do direito das crianças à irresponsabilidade administrativa, a gama de potenciais irregularidades da Reitoria é grande.

Também é possível atuar com argumentos específicos para cada público: um para quem é aluno e vê as políticas de permanência descontinuadas; outro para as estudantes, que podem mobilizar questões de gênero; outro para as famílias que já têm vaga na creche e querem garantir a conclusão da Educação Infantil para suas crianças; e assim por diante. A ideia também é envolver a demanda de todas as unidades ligadas à SAS, incluindo Saúde, São Carlos e Carochinha.

Um comentário sobre “Comunidade discute defesa das creches com advogados

  1. Essencial lutar em todas as frentes. Fazer a reitoria se responsabilizar por suas decisões arbitrárias, ilegais e ilegítimas. Indecência de quem se pretende “rei”Tor da ” mais importante universidade do país”.

    Curtir

Deixe um comentário