Vaquinha online arrecada dinheiro para iniciativas jurídicas pró-creches

Uma vaquinha online está arrecadando recursos para custear assessoria jurídica para a defesa das Creches/Pré-escolas da USP. A coleta, organizada por famílias ligadas às Apefs das Creches Saúde, Oeste e Central, pretende engrossar na Justiça a luta pela educação infantil na universidade, sem que isso signifique deixar de lado outras formas de mobilização.

A cotização foi aberta em dezembro, antes da tentativa de fechamento da Creche Oeste e da ocupação em defesa dela.

A ideia do grupo é pensar na articulação das várias frentes jurídicas já em andamento. Ouvidoria Pública e Ministério Público, por exemplo, foram informados das iniciativas da Reitoria para fechar creches nos primeiros meses de 2015. O Geduc, grupo especializado em educação do Ministério Público, abriu o inquérito civil 83/2015, no qual tem requisitado informações da Reitoria e da SAS (Superintendência de Assistência Social) com vistas a tomar providência concreta no caso.

Diferentes advogados, na capital e nos campi do interior, também têm iniciado ações, com graus de sucesso variados. Alguns dos melhores resultados foram obtidos por famílias que haviam aparecido nas listas de selecionados divulgadas antes do fechamento das vagas, no início de 2015. Liminares permitiram que suas crianças começassem nas creches, enquanto tramita o processo.

 O endereço da vaquinha:

www.vakinha.com.br/vaquinha/em-defesa-das-creches-e-pre-escolas-da-usp

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s