Ocupação Creche Aberta exige posição do USP Mulheres sobre creches

A Ocupação Creche Aberta, através do Sindicado dos Trabalhadores da USP, enviou pedido de providências ao USP Mulheres, que diz em seu site trabalhar “para o alcance da igualdade de gênero e do fim da violência contra a mulher na Universidade”.

O USP Mulheres ainda não se posicionou sobre a suspensão da seleção e matrícula de crianças nas creches da USP, que vem ocorrendo desde 2015, e a tentativa recente de fechamento da Creche/Pré-Escola Oeste.

Para quem quiser se manifestar sobre o assunto, o e-mail do USP Mulheres é uspmulheres@usp.br.

Diz a carta:
“A falta de creches, na universidade e fora dela, dificulta e muitas vezes impede que as mulheres trabalhem ou estudem. A negligência face a esse problema é uma das expressões mais marcantes do machismo institucional dos governos.
É de conhecimento de todos o esforço determinado da reitoria em acabar com as creches da USP, reconhecidas internacionalmente como modelo de educação infantil. Nos últimos dias, a reitoria anunciou o fechamento da Creche Oeste, mesmo depois do Conselho Universitário – órgão máximo da Universidade – ter aprovado o preenchimento de todas as vagas ociosas.
Solicitamos enfaticamente que o USP Mulheres – coordenado pela prof.a Eva Blay – se pronuncie e que interceda junto à reitoria para impedir o fechamento da Creche Oeste. Do contrário, ficará patente que tal programa não visa combater o machismo. Há uma tendência repertoriada de que programas institucionais contra as opressões se convertam em instrumento de propaganda cuja única finalidade é cobrir com um verniz progressista as atitudes autoritárias e machistas da reitoria.
Enviamos uma cópia desse documento para o movimento “He For She” da Organização das Nações Unidas ao qual o programa USP Mulheres é vinculado.
Aguardamos uma resposta.”

Veja a cópia da carta no link abaixo:

sintusp-usp-mulheres

Anúncios

Um comentário sobre “Ocupação Creche Aberta exige posição do USP Mulheres sobre creches

  1. Linda carta…. vamos ver se agora se mobilizam

    Márcia M. S. Pinto Chefe Administrativo de Serviço Serviço de Pessoal dos Órgãos Centrais II Divisão de Administração de Pessoal Departamento de Recursos Humanos – USP (11) 3091-2298 / 3091-3543 ma.sp@usp.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s