Apefs rebatem inverdades da Reitoria sobre creches da USP

Com o título “Reitoria manipula números para tentar justificar o desmonte das Creches da USP”, as Associações de Pais e Funcionários (Apefs) das cinco creches da USP que eram até janeiro deste ano ligadas à Superintendência de Assistência Social (SAS) desfazem os mitos e inverdades espalhados pelo atual reitor Marco Antonio Zago.

A nota afirma que a reitoria superestima o custo das creches/pré-escolas, que na verdade foi de 0,51% do total do Orçamento de 2016 (valor de custeio mais folha de pagamento) e que está tentando ludibriar decisão soberana do Conselho Universitário de novembro de 2016 que obriga o preenchimento das vagas ociosas nas creches da USP.  O informe ainda lembra que as creches/pré-escolas são atividades-fim da universidade e que fazem parte da política de permanência estudantil.

Segundo as Apefs, “as ações da Reitoria contra as Creches não têm nada a ver com o argumento orçamentário”. “Além disso, são marcadas pela priorização de determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras, consideradas ‘menores’, aqui representadas não apenas pela Educação Infantil, mas por todas as que têm a primeira infância como campo de atuação. Antes de tudo, é uma escolha que tem sido feita, mas não discutida nem apresentada segundo seus verdadeiros intuitos. Lamentamos que este tenha sido o caminho tomado pela gestão da maior universidade da América Latina”, conclui.

Assinam a carta: a Associação de Pais e Educadores de São Carlos (Apesc)
, a Associação de Pais e Educadores da Creche Carochinha (Apecc), a Associação  de Pais e Funcionários (Apef) da Creche/Pré-Escola Central, a Associação  de Pais e Funcionários (Apef) da Creche/Pré-Escola Oeste e a Associação de Pais e Funcionários (Apef) da Creche/Pré-Escola Saúde.

Veja a íntegra da carta no link abaixo:

notaesclarece-fev2017

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s