Cartas de leitores contradizem editorial da Folha sobre USP e creches

Em editorial publicado em 24 de fevereiro, o jornal Folha de S. Paulo se colocou a favor do plano do atual reitor de demitir funcionários e eliminar a progressão de carreiras na USP a fim de diminuir o gasto com o pagamento de salários, entre outras atitudes autoritárias como a recente tentativa de fechamento da Creche Pré-Escola Oeste.

Contudo, em cartas publicadas pelo próprio jornal, no dia seguinte, leitores desafiaram essa perspectiva, com informações desconsideradas pelo editorial “Responsabilidade na USP”. Entre elas está a manutenção do mesmo percentual de repasses à universidade apesar do vertiginoso crescimento com gastos com professores e alunos após a aquisição da Escola de Engenharia de Lorena e a abertura da Escola de Artes e Ciências e Humanidades (EACH). O que demonstra que os leitores estão mais informados do que o jornal sobre o assunto.

As cartas são as seguintes:

“USP

O editorial ‘Responsabilidade na USP’ omite que o governo estadual pressiona para a abertura de novos campi e cursos, exclui valores da base de cálculo do ICMS e descumpre acordos de repasse referentes às expansões e auxílios para permanência de alunos carentes. Assim, a enunciada falta de responsabilidade das três universidades paulistas com o orçamento deve ser compartilhada com o governador e deputados estaduais.

MARCUS VINICIUS MALTEMPI (Rio Claro, SP)

*

Em suas notas e editoriais, a Folha se esquece —penso que propositalmente— de lembrar ao leitor que as universidades estaduais, sobretudo a USP, receberam milhares de alunos novos enquanto o repasse estadual continuou o mesmo.

SUELY QUEIROZ (São Paulo, SP)

*

O editorial levanta uma importante discussão que deve ser feita de forma transparente. Será que vamos resolver o problema fechando as creches, responsáveis por 0,51% do orçamento da USP de 2016? Ou será melhor rediscutir o repasse que não aumentou, apesar de a universidade ter crescido com a inclusão da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP-Leste) e da Escola de Engenharia de Lorena, e cortar o excedente dos supersalários que são maiores do que o do governador e, portanto, estão fora da lei?

ISABELLE C. S. DE CASTRO (São Paulo, SP) ”

 

Abaixo se encontra o link para as cartas:

http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2017/02/1861908-confissao-deveria-ser-suficiente-para-derrubar-governo-temer-opina-leitor.shtml

Abaixo está o link para o editorial:

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/02/1861559-responsabilidade-na-usp.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s